ÁGATA 4

Força Aérea realiza atendimento médico e odontológico na aldeia Tiriós

Publicada em: 16/05/2012 17:49
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Militares da Força Aérea Brasileira prestam assistência de saúde na comunidade Tiriós/PA, na fronteira com o Suriname, que reúne cerca de três mil indígenas das etnias Tiryó e Kaxuyana. Em dois dias foram realizados 400 atendimentos e duas internações. A ação cívico-social (ACISO) prossegue nesta quarta-feira, onde a expectativa é de que mais 150 indígenas sejam atendidos. A ação faz parte da Operação Ágata 4, do Ministério da Defesa.

Isolados na fronteira, a comunidade fica localizada a 930 Km de Belém em linha reta. Como não há estradas e os rios que banham o local são rochosos e com muitas quedas de água, a localidade só é acessível por aviões, que utilizam a pista da Força Aérea na regiãoonáutica para a remoção de doentes e o transporte de alimentos e medicamentos.

A área é endêmica em leishmaniose e malária e apresenta um índice de 100% de subnutrição infantil. De acordo com a Tenente Médica Simone Sawada, crianças de dois anos tem o peso de uma de oito meses, já que a alimentação é pobre em recursos nutricionais, baseada quase que exclusivamente no consumo da mandioca.

“A dificuldade de se modificar os hábitos alimentares e de higiene dos índios atrapalha a erradicação de doenças. Ações simples como o uso de sandálias já reduziria bastante o número de parasitoses”, explica o Comandante da ACISO, Tenente Coronel Médico Hélio Henrique Vieira Veríssimo. Na localidade, os médicos precisam recorrer a intérpretes para poder conversar com os pacientes.

Na aldeia estão sendo realizados atendimentos nas especialidades de clínica médica, ortopedia, pediatria, ginecologia e enfermagem. Também estão sendo realizados procedimentos como aferição de pressão, glicose, glicemia capilar, ultrassom, drenagem de abcessos, curativos e aplicação de medicamentos.

Para o cacique da tribo, Tiryó Mário Nachau, a presença da FAB é muito importante para tratar a comunidade, que está carente de remédios e atendimentos médicos. “A aldeia mais próxima fica a 10 dias de canoa e não tem recursos lá. Precisamos muito de ajuda. Temos muitas pessoas doentes e precisamos salvá-las. Devido à Aeronáutica, nossa gente está podendo receber tratamento para viver melhor. O povo Tiryó agradece muito a presença de vocês”, afirmou o cacique.

Durante a Ação Cívico Social (ACISO), os médicos transferiram a índia Raissa Kaxuyana, de apenas 1 ano de idade, para o Hospital Municipal de Macapá. De acordo com a Tenente Médica Simone Sawada, a criança apresentava um quadro de desidratação e infecção intestinal severa. O traslado foi realizado a bordo de uma aeronave C-98 Caravan. "O estado dela era grave e se não fosse transferida corria risco de morte", afirmou a médica.